segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Nossos Valores








Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1


Para conseguirmos que as coisas andem bem na nossa vida precisamos de organização, precisamos dar prioridade a tudo que formos fazer, colocar o que é mais importante na frente e andarmos segundo esse valores. Às vezes nos perdemos sem saber como comandar nossa vida.

Mas a palavra de Deus que é o nosso manual pra tudo, nos mostra quais são nossas prioridades.

1 - Deus

· Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12:28-30


Não há nada, absolutamente nada que possa ocupar o primeiro lugar de nossas vidas, a não ser Deus.

· Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26-27

Amar ao Senhor de todo o nosso coração, alma, entendimento e forças, é colocá-lo em primeiro lugar nas nossas vidas. Jesus deixou bem claro a qualquer que quisesse segui-lo como discípulo, que deveria reconhecê-lo em primeiro lugar em suas vidas, na frente das pessoas que normalmente amamos. Vemos aí que Deus está na frente da família, Ele deve ser o primeiro valor em nossa lista ou escala de prioridades. Deve vir antes de nossa própria vida. Deve vir antes de nossos bens ou qualquer outra coisa. Isto não quer dizer que as outras coisas não cabem em nossas vidas, mas que elas vêm DEPOIS de Deus.




2 - Família


· Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.1 Timóteo 5:8


Se alguém negligenciar sua família por causa da igreja, do ministério, ou de qualquer outra coisa, por mais "espiritual" que pareça, está contra a Palavra de Deus! Paulo disse que tal pessoa está negando a fé e é pior do que um incrédulo! Agora veja, Paulo estava falando com os crentes que iam à igreja mas estavam negligenciando o lar.


· Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

1 Coríntios 7:5

Vemos nessa passagem que até para que jejuemos e oremos precisamos da concordância do nosso cônjuge em deixa-lo por um tempo.

· Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;1 Timóteo 3:2

· Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );1 Timóteo 3:4-5


Paulo é bem claro que para ser um bom servo dentro da igreja existem pré-requisitos familiares a serem cumpridos.

Muitos cristãos tem negligenciado a sua família. É hora de ordenarmos nossos passos e darmos a atenção, honra e dedicação devida à família.


3 - Trabalho

· Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

Efésios 4:28

É impressionante a facilidade com que nos levamos aos extremos. De um lado, temos na igreja, pessoas que são viciadas em trabalho e cujas vidas não estão em ordem, pondo o trabalho em primeiro lugar. De outro, temos aqueles que relegaram ao trabalho, ou que nem mesmo colocam o trabalho em suas prioridades!

· Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. 2 Tessalonicenses 3:10-12


Nesse versículo vemos como quem não trabalha anda em desordem

· Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Efésios 6:5-7


O trabalho é uma ordem bíblica. É o meio do homem sustentar sua casa e viver dignamente. Além disto, por meio do seu ganho ele também poderá servir ao reino de Deus e ao necessitado; e o mais importante: Ser igreja, mostrar os valores de Cristo aplicados na sua própria vida e dar testemunho com seus atos.


Considerando que o estudo é um meio de profissionalização e preparo para melhores trabalhos, deve ser visto como trabalho.


4 - Igreja

Estamos falando de valores. Todos eles devem ter lugar em nossas vidas.

· O fato da família ser importante, não me dá o direito de negligenciar a igreja. Muitas pessoas não vão aos cultos para passear com a família, e isto é errado. Devemos passear com nossos familiares, mas isto deve ser programado a fim de não coincidir com outros valores, como o horário do culto na igreja. Não podemos deixar de nos envolver com a igreja. É necessário que o crente em Jesus seja fiel em frequentar sua igreja. Não apenas porque ali ele é edificado e fortalecido, mas principalmente porque esta é forma de andarmos debaixo de cobertura espiritual. Precisamos uns dos outros; precisamos do relacionamento com os irmãos!

· Nunca devemos nos encher de trabalho a ponto de negligenciarmos os cultos, e os grupos de vida. O trabalho jamais pode tomar o lugar da igreja. É na igreja que somos abastecidos, onde recebemos apoio de pessoas que vivem em retidão com Cristo. Se nos afastamos da igreja, pouco tempo depois estamos afastados de Deus que é o nosso principal valor.

Não podemos nos exceder em nada, pois se nos excedermos em algum valor atropelaremos os outros.

Vamos refletir como estão esses valores em nossa vida e nos organizarmos para estarmos mais juntos de Deus.



Essa palavra foi originalmente escrita pelo Pator Luciano Subirá

Nenhum comentário:

Postar um comentário